quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ciclo da lã | Fuso de suspensão

Não sei se, por apreciar este tipo de actividades artesanais ou se, porque realmente me faz relembrar os primeiros anos de vida, o ciclo da lã, desde a tosquia à fiação, é um bichinho que me anda a morder há já uns largos meses.

Nos últimos tempos, tenho dado por mim a ocupar parte dos meus tempos livres a pesquisar sobre o tema, apreciando cada fase do processo e saboreando cada vídeo como se dele fizesse parte, tendo já reunido um conjunto de ferramentas, sobre as quais irei aqui falar e que espero utilizar brevemente.

O fuso de suspensão que vos apresento hoje, e que já tem um cantinho no baú, foi comprado à Dona Maria por recomendação da Filomena, ambas fiandeiras.

Apesar de (ainda) não as conhecer pessoalmente, quero agradecer a amabilidade e disponibilidade com que sempre responderam às minhas questões e pelas recomendações feitas para a aquisição de ferramentas.


8 comentários:

Filomena disse...

E que tal, é fixe o fuso da Dona Maria não é? Quero vê-lo em acção no Sábado! ;o)

Naná disse...

Curioso, eu fico fascinada com teares!

Unknown disse...

Filomena, apesar de ainda não saber usar, acho-o lindo de morrer e estou ansiosa para que chegue sábado e possa fazer rolar ;)

Unknown disse...

Naná, sofremos do mesmo mal! Tudo isto me fascina!

belaideias disse...

Olá
Esse fuso é lindo e deve ser fantástico criar fios novos apartir de lãs tingidas depois de aprender por favor dê umas dicas, pois eu comecei agora com o bichinho dos teares tanto que desafiei o meu marido a fazer-mos ainda não sei trabalhar em todos mas como sou muito curiosa e adoro desafios novos.
Beijinhos

Unknown disse...

Sábado será o meu primeiro dia a fiar com este fuso. Depois darei novidades!!!

Rosário disse...

Para aprender a fiar basta ter vontade e aprender 2 movimentos básicos, depois... depois é deixar que o nosso cérebro faça o resto do trabalho e, sem darmos conta, estamos a fiar ;)
Até sábado!

Unknown disse...

Rosário, isso dito assim até parece bastante simples ;)